Monday, October 16, 2006

Triste e assustador



A Curta Vida de Antonio José Gutierrez (Das kurze Leben des José Antonio Gutierrez) é um documentário alemão, dos melhores que a Maharani já viu, sobre o primeiro soldado a morrer na guerra do Iraque. Não era americano, mas guatemalteco e, ao contrário da propaganda enganosa de Bushinho, nunca quis ser gringo nem virar marine. Queria era ser arquiteto e ter uma vida melhor.

Para contar a verdadeira história de Gutierrez, as diretoras ouviram pessoas que conviveram com o ex-menino de rua, amigos, professores, parentes; e refizeram a trajetória dele, desde os problemas da família durante a guerra civil até o Kwait, passando pela perigosa viagem de trem entre a Guatemala e o México.

Aliás esse é um ponto muito interessante. Quando pensamos em imigração ilegal para os Estados Unidos a imagem que vem é de mexicanos cruzando a fronteira, os perigos do deserto do Arizona etc. Mas esquecemos que os outros latinos têm de chegar até o México primeiro. Na Guatemala, uma das formas de cruzar a fronteira mexicana é pular em um trem em movimento e viajar pendurado (meio no estilo surfista ferroviário) dia e noite. É receita certa para desastres terríveis e uma das cenas mais chocantes do documentário mostra uma reunião de Natal em um hospital só para vítimas de acidentes do trem, com vários amputados (inclusive pessoas que perderam ambas as pernas).

Outro momento muito chocante é a irmã do Gutierrez, que ganhou cidadania americana depois de sua morte, mostrando o filho de dois anos toda orgulhosa porque o menino é cidadão americano. Assustador.

Todos deveriam ver.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home