Tuesday, July 17, 2007

Relaxa e goza o escambau, somos todos culpados - Post desabafo

Olha, eu só não encho esse post de palavrões porque não ia ter espaço suficiente para desbafar a raiva e a repulsa e a tristeza desse país ser esculhambado até a última célula, cheio de político safado e corrupto, de presidente incompetente e fraco, de militares sem o menor pulso, de controladores de vôo despreparados, de autoridades omissas e culpadas por entregar uma pista de pouso no aeroporto mais movimentado do Brasil sem grooving, de uma sociedade completamente submissa e apática, em todas as suas camadas, da mais miserável até a mais rica.

Um país de gente assassina, inclusive eu e vocês, porque somos todos culpados pelas mortes em Congonhas agora à noite, e também por aquelas que acontecem todos os dias, por diferentes razões e nas quais a gente também é cúmplice.

Porque a gente não faz NADA. Absolutamente NADA para mudar este país.

A gente vê uma idiota feito a Marta Suplicy falar relaxa e goza e ninguém pede a cabeça dessa besta quadrada, que em país sério as pessoas teriam se manifestado para tirar do cargo uma pessoa totalmente despreparada para a função e que so voa de jatinho particular.

A gente convive com um governo corrupto, que se faz de vítima perseguida pela elite má e cruel e acha que vaia em abertura de Pan Americano é armação da oposição, e todo mundo aceita a desqualificação do booo coletivo, candidamente.

A gente assiste há quase um ano uma situação de apagão aéreo e continua voando, enfrentando fila, dormindo em saguão, partindo e chegando atrasado, sendo tratado feito gado, e ninguém organiza manifestação, faz passeata.

A gente lê e vê na TV que a porcaria da pista foi entregue sem o grooving (que são as ranhuras no chão para evitar derrapagem através do atrito) e ninguém faz boicote, deixa de embarcar e exige segurança da Infraero, do governo, das companhias aéreas, que também não se preocupam em garantir o melhor para elas e seus clientes.

Então, são 200 mortos (e a conta vai subir) e na hora das conversas amanhã e depois e depois no trabalho, no elevador, nas mesas de bares, onde for, quando começar a discussão senso comum sobre lista de culpados, não esqueçam de dizer que a culpa é sua e minha e nossa, de todo mundo um pouco e muito, porque somos vítimas de nós mesmos.

Mas a gente vai estar vivo amanhã para continuar sem fazer nada e aqueles que estavam no vôo e no prédio da TAM hoje e todos os outros dos dias e anos anteriores não estarão.

8 Comments:

Blogger Ana said...

E agora eles vao investigar...gente esse aeroporto tem que fechar nao é possivel isso. E olha aeroporto é coisa de classe média, classe média alta, imagina como anda no resto. Esse governo vai acabar caindo, nao é possivel tanto descaso num aeroporto de SP, imagina se fosse aeroporto regional.

11:30 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Achei que só eu era a doida de achar que tem que fechar o aeroporto. Já tinha cantado a bola ao meu pai. Desabafe mesmo, Maharani, e você tem toda razão de dizer "vimos e não fizemos nada". Mas eu acho tão difícil "organizar pra batalha" um povo como o nosso. Acho que somos alienados. Essas notícias todas eu tinha visto, mas eu não sabia o que era "grooving", sinceramente. ;-00 E nem tenho falado muito com minha amigona cujo pai é ex-chefe de cabine da Varig; ela saberia essas coisas.
;-))

Penso também que de certa forma não há meios de se "pedir cabeça" da tal "relaxa e goza"; todo mundo já meteu o pau nela, cada um por si. Acho que valeu isso, ainda que em forma de humor, na imprensa, enfim. Há coisas que não adiantam, não. Ele quer ela lá no poder, na salinha dela. Pressão pode até ter, mas não convence muito.

O triste é essa mania de esperar acidente, coisa ruim pra fazer algo, tomar providência só no tranco. O triste é a não prevenção contra nada.

11:55 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Desculpem a cacofonia horrenda da primeira frase: "achei que só eu..blabla"

11:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

pode me incluir na sua lista porque embora fora do Brasil há 7 anos de alguma maneira me sinto responsável porque já estudei em univesidade pública e gratuita. Paguei muitos impostos e mas nunca "cobrei" por isso... é MUITO triste. Por aqui discutimos "soluções" e tem gente nem radical. Não gosto de radicalismos mas tb não gosto de gente safada, mentirosa, que rouba descaradamente e depois põe a cabeça no travesseiro e consegue dormir...
Tb tô muito chocada!

1:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

É, tá bem dificil de digerir tudo isso. Ainda mais quando nos damos conta que foi um acidente previsível. Uma tristeza.

2:16 AM  
Blogger Ana said...

Agora estao dizendo que houve na segunda DUAS derrapagens no tal aeroporto.

10:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Raquel, você não poderia ter falado melhor sobre essa barbaridade. Eu concordo em tudo com você. Estou cansada de escutar, assistir e ler a mesma declaração do Lula: "isso não é da alçada do governo"; "os controladores têm direito de entrar em greve" (gente controlador aéreo em greve significa uma pane nacional!!); ou "é, coitados dos brasileiros e brasileiras nos aerportos. Vamos tomar algumas providências". É mesmo? Quando me fala? (Desculpa o desabafo...)
bjs

3:40 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

eu sinto um desanimo imenso, como se o pais estivesse tao podre nas entranhas que precisasse derrubar e comecar do zero. hoje nao to podendo nem trabalhar....;-((((

3:43 PM  

Post a Comment

<< Home