Tuesday, July 08, 2008

Marco, ou o desenho mais cruel do mundo



A Nervinha tem trauma por causa de Benji.

Aqui no palácio da Maharani o que traumatizou foi Marco.

Como, vocês não conhecem Marco??? Nunca ouviram falar do Marco???

Então, vocês são é felizes. Porque quem assistiu Marco ficou traumatizado para o resto da vida.

PARA TODO O SEMPRE DE TODOS OS TEMPOS.

Marco, dos Apeninos aos Andes só poderia ser um desenho japonês. Daqueles feitos no meio dos anos 70 e que o SBT fez questão de usar como instrumento de tortura até o meio da década de 80, afetando para sempre toda uma geração de criancinhas indefesas.

Eu tenho a teoria de que desenho japonês dessa época é muito, muito, muito mau mesmo. Sabe filme iraniano dos anos 90, daqueles em que os personagens infantis sofrem mais do que mocinha de novela mexicana? Pois criança em desenho japonês dos anos 70 sofre trezentas vezes mais que pirralho de filme iraniano e coitada de novela mexicana.

E o Marco, pessoas, o Marco correu meio mundo atrás da mãe (dos Apeninos aos Andes, capisci?). E, quando ele chegava a uma cidade, não só era vítima de muita maldade e injustiça em uma situação tristíssima e sofridíssima, como descobria que ela tinha partido para outro lugar dois dias, ou uma hora, ou dez minutos antes!!! Todo episódio era a mesma coisa.

Toda.Santa. Semana.

Esqueçam a morte da mãe do Bambi e o blá blá blá de como que a cena afetou milhões de pequenos mundo afora. A incerteza sobre o destino da mãe do Marco era mil vezes pior.

Gente, vocês não têm noção de como a saga do Marco era angustiante. ANGUSTIANTE. Basta dizer que Maharani mãe proibiu a Maharani e o irmão da Maharani de verem Marco, porque estava na cara que não haveria dinheiro suficiente para bancar a terapia.

Mal sabia a Maharani mãe que o tio Silvio também exibia uma versão japa de Pinóquio chamada Kashinoki Mokku/As Aventuras de Pinóquio .

Meninos e meninas, eu vi e traumatizei não com o Pinóquio, que era uma mala sem alça e tinha os pés e uma perna queimados pelo fogo em um dos episódios (fichinha perto do que o Marco passou), mas com o sofrimento que os redatores desse anime do mal bolavam para o Vovô Gepeto. Para vocês terem um idéia, o Vovô Gepeto se suicidava!!! Se suicidava!!! Antes disso comia a casca, o miolo e os farelos do pão que o diabo preparou ali, no capricho.

Jamais será esquecida a histórinha na qual o Pinóquio era meio que adotado por uma família rica, que convidava o Vovô Gepeto para jantar. Rico de desenho animado, com mesa compriiiiida, candelabros e mordomo de luvinhas brancas. E o primeio prato é sopa, que o Vovô Gepeto toma a sopa fazendo aquele barulhinho de slurp, slurp, sabem como é? Todos, todos vão olhando horrorizados para o Vovô Gepeto, como se ele fosse a última das criaturas e o coitado vai percebendo o que está acontecendo e ficando envergonhadíssimo, humilhado, arrasado, um nada, uma tristeza sem fim, de partir coração de pedra.

Ó, tem muito cineasta premiado que jamais conseguiu o mesmo resultado.

Agora deixa a Maharani ligar para a amiga psicóloga e ver o que ela pode fazer quanto a traumas de infância.

34 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ah, vejo que não fui a única! Eu não lembro de assistir Marco mas assistia um desenho japonês sobre uma menininha órfã que abandona o orfanato onde morava e vai trabalhar pra uma familia rica. Em teoria vc acha que seria mais uma historia romantica a la Cinderela mas é claro que se fosse não seria um desenho japonês. A menina até se apaixona por um rapaz filho dos vizinhos - que nunca nem fala com ela - mas sofre o pão que o diabo amassou nas mãos dos filhos adolescentes e sociopatas da familia para a qual ela trabalha. A crueldade era de um nível impressionante. Mas alguém conseguia parar de assistir???

7:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Rá rá rá, um clássico! Mas meu pai não deixava a gente chorar. Toda vez que via a gente vendo Marco, ele começava a imitar o desenho com gestos melodramáticos e gritinhos ridículos "Maaaaaaaaarco! Ameriiiiiiiico!" (que era o nome do macaco, né?). Ô, uma das minhas melhores lembranças de infância. :~

Pra você ver como a coisa era marcante lá em casa, minha irmã mais velha viajou com meus pais pra Portugal faz uns quatro anos e me trouxe de presente um DVD do Marco em português de Portugal. É Marco e Heidi no mesmo DVD.

9:43 AM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Alexandra,

somos gerações traumatizadas pelos desenhos japas!!!

A menininha era a Candy, Candy.

Bjs bjs

Nervinha,

Marco e Heidi no mesmo DVD? D-I-A-B-Ó-L-I-CO!!!!

Bjs bjs

1:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

ah, Maharani, vc me faz dar gargalhadas virtuais! Nunca ouvi falar de Marco, afinal nos anos 80 eu já tinha os meus 20 anos...
mas sofri horrores com Jane Eyre que li 500 vezes e um livro que acho q se chama Sem destino, tipo Marco, correndo atrás da familia.

Vai ver por isso precisei de tarpia tb...

bj grande!

PS: Tb nunca ouvi falar de Candy Candy então me sinto menos traumatizada : )

11:47 PM  
Blogger Ramaile said...

Parabéns pelo texto. Me diverti muito durante a leitura, todavia sou suspeito, haja vista ter gasto um tempão em pesquisa sobre a série, o que gerou um post no Blog do Ramaile

12:28 AM  
Blogger Unknown said...

Pior que eu pensava que era coisa da minha cabeça, imaginação pura esse desenho!! e era verdade então!!??
um desenho muito triste!! uahua
valeu a recordação!

10:18 AM  
Blogger Unknown said...

Pois É...
Este maudito desenho afetou tanto a minha vida, que eu , imaginne só vc., que tenho o nome do personagem e quando criança era identico, já estava lavando garrafas no tanque , como ele fazia. Minha mãe proibiu de assistir este ato desumano em forma de entretenimento infantil

4:19 PM  
Blogger Unknown said...

Gente o que é isso!! Não acredito que este desenho traumatizou vocês. Lembro deste desenho com muito carinho. Lembro da minha família reunida,meus irmãos todos atento torcendo que encontra-se a mãe e ele encontrou. Lembro do meu vôzinho já falecido junto assintindo e relembrando da infência dele.
Acho que o desenho ensinava as crianças a conhecerem a dor e mediante a mesma supera-las e continuar em frente, e ajudando as pessoas. É tudo isso que eu e meus irmãos lebramos saudosista desse desenho. Quando disse ao meus mano mais velho que tinha encontrado os episódios ele nem acreditou. Ficou super feliz.
Pensem de que forma vocês absorvem os desenhos creio que a maioria dos atuais são piores, pois ensinam só violência.

Um enorme abraço a todos e sejam felizes com suas infência, pois sou muito com a minha.

9:31 AM  
Blogger Helloqueila said...

Pôxa, concordo com duartetalita, esse desenho Marco, me traz lindas recordações, eu era louca por esse desenho, inclusive a música q tocava q até hoje ñ me sai do pensamento: "Em um porto italiano, entre as montanhas, vive nosso amigo Marco, em uma humilde casinha..."KkkKk. Enfim, realmente era uma lição às crianças de superação e força. Mto melhor q esses desenhos q cultuam o demônio, tipo: Dragon Ball Z, q o nome do vilão é Sr. Satã e pra piorar, o número do carro dele é 666!!!Cruzes, viva o Marcooooo!!!Bjoks.

9:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

O desenho do Marco foi bem traumatizante.A única parte que era divertida era a da música no início e da música que era diferente da da entrada no final.O resto era só sofrimento mas incrível como a gente ficava ligadinho na tv.Agora nada se compara com o sofrimento da Candy Candy.Vocês se lembram do final?Eu me lembro porque passei o dia inteiro chorando quando o amor da vida dela cai do cavalo e quebra o pescoço.E no final ela volta pro orfanato onde vivia quando pequena para ajudar a cuidar das crianças.Um horror!

6:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vcs estão por fora de desenhos tristes. Já viram um filme chamado túmulo dos vagalumes? Esse sim é triste.

5:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu nao assistia este desenho na tv pois nao e da minha epoca porque eu so tenho 10 anos,mas a minha mae assistia e eu vi a abertura com ela e resolvi procurar por esse desenho e eu achei o episodio que Marco encontra a sua mae o nome e:MARCO encontra sua mãe em Tucumán
entao nao falem que ele nunca encontra a mae ele encontra so que a sbt nao compro esse episodio

2:00 PM  
Anonymous Lamecci said...

Gostei tanto que até hj procuro o dvd com os episódops e não encontro. rsrs

1:05 PM  
Blogger Katia Fonseca Aguiar said...

Eu não me lembro do desenho direito e nem sabia que era japonês, mas a musiquinha... vira e mexe me pego cantarolando... por isso fiz uma busca na net e achei esse blog. Cara, não sei se isso acontecia de verdade ou se é coisa da minha imaginação, mas tenho a impressão de que minha mãe morria de inveja da mãe do Marco. Aliás, nunca entendi porque ela se foi pra tão longe...

6:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Certeza que a mãe do Marco deu mais tristeza do que a mãe do Bambi.

7:24 PM  
Blogger Unknown said...

Verdade! Trauma certo! O Desenho mais malvado de todos os tempos. Aqui vai a musica... [Em um porto, italiano, entre as montanhas, vive o nosso amigo Marco, em uma humilde casinha... Logo cedo com seu mano, vão ajudar, sua boa mãezinha. Mas um dia a tristeza, chega até seu coração. Já não existe mais beleza, sua mãe, tem que partir. (aí segue a pior parte que era o marco cantando...) Não vá embora mamãe, não se afaste de mim. Mas por favor, eu nem quero pensar, não vá embora mamãe, aqui é o seu lugar, percori todo o país nunca desisti a qualquer ponto eu irei e a encontrarei].

Puts... como eu chorava assistindo aquilo. E o pior é que eu não perdia um capítulo, na esperança de ve-lo reencontrar sua mãe.

12:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho 38anos e estava procurando este desenho e finalmente encontrei, tenho uma filha de 10 anos e pretendo mostrar esta história que retrata o grande carinho entre mãe e filho e que a esperança nos faz lutar e seguir em frente. Este desenho não gera nenhum trauna, pois a geração de hoje nunca ouviu falar desta história e no entanto mostrasse perdida em meio a pessíma qualidade da programaçao apresentada.

2:16 AM  
Anonymous Regina said...

Assisti ao desenho e nao vi nada de traumatizante. Historias como essas deveriam servir de licao para os filhos darem mais valor aos seus pais hoje em dia.

11:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu queria saber o nome de um desenho curtinho que passava nos intervalos de marco,era um cara que esperava o elevador e sempre se dava mal.era muito engraçado

6:00 AM  
Anonymous rogerio dias said...

eu queria saber o nome de um desenho curtinho que passava nos intervalos de marco,era um cara que esperava o elevador e sempre se dava mal.era muito engraçado

6:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

adorei a história do pai que não deixava os filhos chorarem , porque fazia imitações dos personagens!!!

4:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

esse é o desenho mais marcante da minha vida, nem sei quantos anos eu tinha (eu estou com 37 agora), mas me lembro perfeitamente que não perdíamos um episodio, a musiquinha de abertura até hoje me recordo por isso resolvi digitar e não é que encontrei?Eu não fiquei com trauma nenhum, nossa lembro do Marco e do macaco.Era triste sim, mas emocionante, tanto que ainda guardo em meu coração e gostaria de poder assistir com meus filhos como minha mãe fazia

9:19 PM  
Blogger Patty Brito said...

Me lembro que não perdia um episódio do Marco, e claro, chorava de soluçar! Meu filho se chama Marco e meu animal preferido é o macaco...será que fiquei traumatizada? Sim ou com certeza???rsrsrs

4:44 PM  
Blogger Patty Brito said...

This comment has been removed by the author.

4:45 PM  
Blogger Unknown said...

Nossa! Estava justamente lembrando com a minha irmã desse desenho, fiz a pesquisa e encontrei esse blog. Ri muito quando li esses comentários. Não sei se inconcienimente fiquei traumatizada, mas tenho muita saudade dessa época e me lembro que às vezes eu me sentia o Marco quando minha mãe saía e demora a voltar... Eu e meus irmãos catávamos loucamente essa música para minha mãe e ela adorava!

3:28 AM  
Blogger Unknown said...

Nossa! Estava justamente lembrando com a minha irmã desse desenho, fiz a pesquisa e encontrei esse blog. Ri muito quando li esses comentários. Não sei se inconcienimente fiquei traumatizada, mas tenho muita saudade dessa época e me lembro que às vezes eu me sentia o Marco quando minha mãe saía e demora a voltar... Eu e meus irmãos catávamos loucamente essa música para minha mãe e ela adorava!

3:34 AM  
Blogger Unknown said...

Este desenho é uma das lembranças mais antigas da minha infância. Eu tinha uns 5 ou 6 anos e realmente era muito triste, principalmente pq nunca vi o episodio em que encontrava sua mãe... fiquei sabendo do fato através deste post... kkk

11:21 PM  
Anonymous Fátima said...

Esse desenho me deixou traumatizada. Quando era criança tinha pesadelos que minha mãe estava me abandonando e eu acordava chorando muito e na verdade até hoje tenho esses pesadelos, só que agora minha mãe não está aqui pra me consolar.

12:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

http://minhateca.com.br/edmilsonvieirac/FILMES/Marco

9:48 AM  
Blogger Tania Mujica said...

O trauma está quando vc nunca viu o ultimo capitulo! Eu só vim descobrir que Marco encobtrou a mae faz 2 anos quando mostrava ao meu filho no youtube os desenhos que eu assistia. E ver esse capitulo final fez toooooda a diferença!chorei de tanta alegria que a minha criança interior terminou curando algumas feridas de abandono haha

11:24 AM  
Blogger yanmaneee said...

kyrie spongebob
goyard
nike sneakers
cheap jordans
off white
chrome hearts outlet
balenciaga triple s
converse
vapormax
hermes online

12:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu lembro! Angustiante! Ele nunca que encontrava a nae dele!
Mas sei q tem um ultimo episodio q ele encontra ela

9:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tão traumático que lembro da música inteira até hoje...kkk

11:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu Deus,jamais esquecerei o Marco, eu e meu irmão chorávamos todo dia, era um aguaceiro só. Saudade do meu irmão que faleceu 😭😭😭

9:54 AM  

Post a Comment

<< Home