Sunday, October 28, 2007

Da série "Tem gente que não nasceu para ter filhos - Parte 1"

Andorinha é fofa, fofíssima, tem cinco anos e estuda em uma escola da zona mais ao sul da cidade que já foi um dia maravilhosa. A mensalidade é maior que salário de muito pai de família por aí e os alunos são filhos de profissionais liberais, funcionários públicos, gente com educação e algum cérebro.

Ou melhor, pouco, pouquíssimo cérebro, Tico e Teco preguiçosos.

Porque, vejam só, a direção da escola pediu aos responsáveis pelas crianças das turminhas de cinco anos que não mandassem mais suco em caixinha para a merenda, mas que colocassem o suco em uma garrafinha térmica. E não é para dar dinheiro para os fabricantes de garrafinhas térmicas da Hello Kitty ou dos X-Men. É que ao abrir a dita cuja e colocar o suco no copinho a criança desenvolve sua cordenação motora, aprende a fazer movimentos de rotação/rosca (vidro de xampu, pasta de dente), a calcular a quantidade de líquido no copo e por aí vai.

Não é frescura da escola, é pedagogia.

Sim, Maharani, mas e daí?

Daí, pessoas, que dia desses Andorinha chega em casa e avisa à mãe que só vai levar suco para a escola se for na caixinha, que se sente uma boba porque só ela usa a tal da garrafinha como a direção pediu.

E porque as outras crianças não levam?

Porque os pais, conforme a diretora explicou para preocupada mãe de Andorinha, acham que dá trabalho. Cortar a caixinha, colocar o suco na garrafa e colocar a garrafa na merendeira dá trabalho.

Acreditem, é verdade.

6 Comments:

Blogger Regina said...

Raquel,

Essa e' muito pra minha cabeca. Sem falar que mandar o suco na garrafinha e' melhor para o meio ambiente. Acho um desperdicio essa historia de caixinha. Aqui em casa, cada crianca (duas) tem a sua garrafinha. E eu mando e' agua mesmo.

Beijoca e boa semana,

Regina

5:36 AM  
Blogger Leticia. said...

Nao entra na minha cabeca tambem nao... Tem algumas coisas que a gente pondera e acaba largando mesmo dada a correria absoluta do dia a dia, mas nada nesse nivel. Ainda mais ai', com tanta ajuda em casa que a maior parte das pessoas tem... E concordo com a Regina, o negocio e' agua mesmo. Na escola da flor e' agua ou leite -- na jarrinha e eles mesmo se servem. Nada de caixinhas!

Beijos,

Leticia.

1:11 PM  
Blogger Leticia. said...

Estou esperando a parte II!

Leticia.

1:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Então vc está na Espanha???

É por essas e por outras que meu filho não ai pra pré-escola. E pode ter certeza que ele já experimentou abrir e fechar muuuitas coisas e, suco em caixinha, só quando não tem outra saída. Aqui em casa é Nescau ou Mate Leão mesmo : ) E importados do Brasil!

3:00 AM  
Blogger Serbão said...

faz sentido, mas no caso do meu filho, é melhor mandar na caixinha mesmo. uma hora te explico o por quê...bjs

10:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

hehehe Essa é boa.. Mas confesso que não sabia que tinha "pedagogia" por trás da "merendeira" ou "garrafa térmica"; acho que pelo menos na minha época não sei se era esse o "motivo", mas que o povo ficou preguiçoso pra burro.. ah, ficou. Boa essa q vou perguntar às mães e pais q conheço ou os responsáveis pelo lanchinho. ;-))

10:37 PM  

Post a Comment

<< Home