Saturday, February 17, 2007

O pau-mulato e a “meme” das atitudes eco-conscientes









O pau-mulato é uma árvore natural da Região Amazônica e atinge de 20 a 40m de altura, ramificando-se apenas na ponta. Apresenta tronco reto e liso com casca na cor parda quase bronze. Entre os meses de julho e setembro adquire cor de zarcão para, em seguida, tornar-se verde e, aos poucos, readquirir a cor que lhe deu o nome: "mulato".

O conjunto dessas árvores forma uma das mais belas aléias do Jardim Botânico. Fornece madeira branco-amarelada, tornando-se escura quando velha. É utilizada em obras externas e de marcenaria por ser resistente ao apodrecimento. No comércio do estado do Pará, a madeira recebe o nome de pau-marfim.

A Cris me convidou para participar da "meme" das atitudes eco-conscientes. Já li várias, mas a Maharani não tem vergonha em assumir que não sabe o que é "meme". Esse post já estava meio rascunhado de noite e, hoje de manhã, fui no Jardim Botânico, aquele mesmo que D. João VI (então apenas D. João, príncipe regente) mandou construir quando a Família Real chegou ao Brasil.

É um dos lugares mais lindos do Rio, do país, árvores imensas, árvores centenárias, árvores velhas, velhíssimas e quanto mais velhas, mais lindas, mais soberbas.

A aléia do pau-mulato, a espécie descrita aí em cima, não é tão imponente quanto a das palmeiras imperiais, que são mais largas e mais altas e a cara do Jardim Botânico, nem tão majestosa quanto as aléias das mangueiras, frondosas, tão frondosas que dá vontade de ficar ali o resto da vida olhando aquelas árvores maravilhosas.

Mas o pau-mulato é lindo, comprido, elegante. E demora anos, décadas para ele ficar esse magrelo alto de casca firme e sedosa, sem um craquelado, uma ranhura, perfeita.

Aí vem um bando de deseducados, cretinos, vândalos, animais (com perdão dos verdadeiros), um grupo de boçais que usam suas faquinhas e canivetes para deixar mensagens ainda mais idiotas e imbecis nos troncos do pau-mulato. Como essa deste Doba do Ciep 370 e estes bando de casaiszinhos marcando o tronco com corações ridículos. Sinceramente, dá vontade de ir até Duque de Caxias, onde fica o Ciep, descobrir quem é esse Doba e perguntar se ele toparia que escrevessem "pau-mulato" com uma faca em seu braço. E os pseudoapaixonados com suas mensagens? Quem começa mal desse jeito tem mesmo é que ser infeliz. Tomara que tenha dado errado. Porque se você não respeita a árvore que está dentro de um parque que você pagou para entrar, vai respeitar o oiti da sua esquina, se preocupar com o meio ambiente, arrancar os cabelos por causa da Amazônia?

Então me desculpem a irritação, mas vou deixar bem claro que eu acredito que o homem vai destruir a si mesmo.

Lembra do meteoro que ajudou a dar cabo dos dinossauros?

Pois é.

Nós somos o nosso meteoro.

E vamos ao "meme".

Informação - Eu leio tudo que aparece na frente sobre meio ambiente. Livro, blog, revista, jornal, folhinha de bairro. Não adianta querer fazer algo ou tentar mudar as coisas sem saber, sem ter argumentos. Até porque quando o assunto é ecologia, nada é definitivo. Por exemplo, a questão do desenvolvimento x preservação ambiental. O país periférico não pode destruir seus recursos naturais, mas como fica o desenvolvimento dele? O país central, que desmatou o que podia, explora com empresas como essa Rio Tinto do post de ontem o que ainda dá para ser explorado nas nações mais pobres e tem padrão de vida elevado, esse país tem o direito de definir como os outros devem viver? E aí como é que fica? A literatura sobre o assunto é vasta, dá muita discussão. Mas para começar a formular qualquer raciocínio é preciso ler e aprender. Nem que depois vá reaprender de novo.

Água - Paranóia com falta d'água vem desde criança e só piorou com os anos. Teve época que pensei em comprar um terreno com nascente para garantir minha fonte para o resto da vida. Bem egoísta, eu sei. Até que o Mr. Engineer me lembrou que a Constituição deixa bem claro que o que está sob o solo pertence ao Estado. Mas faço minha parte e tento fazer bem. Não escovo dentes com torneira aberta, sobrou um pouco de água no copo jogo em um vaso de planta e tento controlar o chuveiro. Tento, porque morando em uma cidade quente como esta, tem dias que é impossível não tomar três banhos por dia.

Papel - Procuro usar cada pedaço de papel, frente e verso. Não acumulo jornais e revistas velhas, recorto o que me interessa e deixo o resto separado para o catador de papel que passa no prédio recolher. Tento imprimir o mínimo possível e, ainda assim, imprimo muito. Deveria ler mais online, mas confesso que acho um saco ler um livro na tela do computador. Ah, os livros. Compro muitos livros, o que é bom para mim e péssimo para as árvores. Todo papel que vai fora, eu procuro destinar à reciclagem.

Luz - Não deixo computador ligado a noite inteira, não tenho ar-condicionado, procuro economizar luz. Quando está frio, nada de ventilador. Já disse que aqui é quente? No verão não tem como parar com a única coisa que te impede de ficar desidratado dentro de casa. Usamos lâmpadas mais econômicas e nunca deixamos portas de geladeira, freezer, etc, aberto. Depõe fortemente contra mim que uso com alguma frqüência o microondas e que na minha paranóia de não sair com roupa amarrotada tenho um ferro do lado da cama. Para aquela passadinha básica de manhã antes de sair para o trabalho se a blusa não estiver impecável.

Consumo - Vamos cair na real. A escalada mundial do uso de recursos humanos está diretamente atrelada ao aumento do consumo. E aí vem gente falar que a China isso, a Índia aquilo, o Brasil aquilo outro, mas vai dizer para esses países não se desenvolverem. Ou seja, não consumirem. Não tem como. Ninguém quer abrir mão de padrão de vida, de conforto. Porque deveria? Mas alguns de nós temos muito. Muitos sapatos, muitas roupas, muita coisa, pura e simplesmente. Então o que eu faço é passar adiante tudo que não me serve mais ou não quero mais. Não jogo fora, é doação, tem sempre alguém que precisa. Aquele bem tem uma vida mais longa e, em tese, prolonga um pouco do recurso que seria usado para a fabricação de um novo. Em tese. Quando aquelas pessoas que ganham minhas roupas usadas tiverem dinheiro para comprar novas, um novo ciclo de consumo se iniciará.

Indignação - Eu esbravejo, xingo, passo mal, mas se você vê as coisas e não reage é porque já entregou os pontos. Veja bem, eu acho que o homem é o meteoro de si mesmo, mas eu vou estar sentindo e reagindo até o fim. Quem já foi ao Paraná sabe o dó que dá ver cada pinheiro. Porque o pinheiro nativo do Brasil é a Araucaria angustifolia, conhecida como pinheiro, pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro. É aquele que tem a copa em forma de cálice, diferentemente do pinus australiano usado para reflorestamento, que é o pinheiro mais similar ao do Papai Noel. Aí você sai de São Paulo, vai descendo em direção a Curitiba e vê cada vez menos aráucárias e mais pinus, milhares deles cobrindo as montanhas. Uma parte do morro é verde, a outra está nua, é onde já derrubaram as árvores. Só que sobram uns troncos caídos e pelados parecendo palito de fósforo, tudo largado. Dá um aperto no coração e dói, dói, dói.

Chegou uma revista aqui em casa, estou tentando achar, não sei se era a Lide, mas tinha uma entrevista com o Pedro Martinelli. Para quem não sabe, o Pedro Martinelli é fotógrafo, já morou na Amazônia, passou anos embrenhado na mata, sabe como o povo de lá vive, conhece os problemas, governo, índio, garimpeiro, plantador de soja, gringo atrás de minério, seringueiro, grileiro, mateiro, todas as zicas, ele entende, já viu. E o Pedro Martinelli diz que cada vez que volta à Amazônia, tem um pouco menos do que tinha antes. No final da entrevista, o repórter perguntou se ele achava que tinha jeito, se dava para reverter a situação ou pelo menos frear o desmatamento e as queimadas.

A resposta dele foi não.

É isso.

Eu choro, mas continuo fazendo e tentando porque quando o meteoro chegar eu vou xingar o meteoro, vou xingar a humanidade, vou xingar a mim mesma pelo pouco que fiz e, juro para vocês, não vou esquecer do infeliz do Doba do Ciep 370 que machucou o pau-mulato do Jardim Botânico, nem dos idiotas dos corações estúpidos.

Poucas pessoas passam por esse bloguinho e as que eu sei que passam já fizeram suas "memes". Não sei a quem convidar. Mas os meus três leitores anônimos sintam-se à vontade. :)

P.S. Vou colocar as fotos do Jardim Botânico em outro post.

P.S1. A revista não era a Lide, mas Brasil Almanaque de Cultura Popular. Nunca tinha visto antes, tem patrocínio da TAM e do MEC. E já está no ano 8, número 93.

P.S2. As informaçõs sobre o pau-mulato nos dois primeiros parágrafos desse post são do Jardim Botânico.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Raquel,
Wow!! Que "meme" ótima. Me sinto envergonhada em admitir que nunca visitei o jardim botânico nas vezes que estive no Rio.

Adorei a história do "pau mulato"! Que bela a árvore.

Concordo que somos o nosso próprio meteoro. É muito triste admitir, mas é a pura verdade.

Fiquei impressionada com as tuas atitudes eco-conscientes e vejo que preciso melhorar muito. Acredito que a falta de informação e educação é responsável pela atitude indiferente da maioria das pessoas c/ relação ao meio-ambiente. Muita coisa seria mudada com pequenas mudanças.

Obrigada por participar. Depois coloco o link lá no blog.

Bjkas!
Cris
P.S. Sabe q fui assistir Dream Girls ontem? Adorei, um ótimo entretenimento para uma descarnavalizada!!

3:30 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Cris,

o Jardim Botânico é muuuuito legal. Você não acredita no tamanho do tronco e na altura de uma sumaúma, na majestade daquelas mangueiras, dos ficus e dos oitis, no porte de um pau-brasil. E ver um pau-brasil, olhar aquela madeira vermelha que é o começo da nossa história, é tudo. Se precisar de uma guia para sua visita me avisa!

O pau-mulato é muito elegante. O tronco é tão liso, você passa a mão e parece que foi polido de verdade.

Olha, acredito que o que eu tenho de eco-consciente de verdade é que eu me interesso pelo assunto, quero aprender mais e, importante, não perdi (ainda) minha capacidade de ficar indignada. O resto vem a reboque e dentro das possibilidades de cada um. :)

Eu acho que você é bem eco-consciente. Achei seu "meme" muito bom mesmo e penso que você tem mais é que imprimir sua tese e ler no papel quantas vezes forem necessárias. Não tem jeito, tem coisa que passa na tela do computador. Além do que ler textos demais no computador faz mal para a vista. Aí como é que você vai ver o mundo melhor que as suas atitudes eco-conscientes estão construindo? :)

Obirgda pelo convite, adorei!

Bjs bjs

3:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Concordo com tudo. Para mudar é necessário ação.
Já estou cansada de pessoas que falam, falam mas na hora H, nada! Ainda tenho que muito a fazer para a coerência entre meu pensar e meu agir, mas acho que o mais importante é o não se conformar nunca. E tentar melhorar sempre.

11:31 AM  
Blogger Unknown said...

Acho lindo o PAU MUALTO, tanto o é que procurei saber seu nome, até encontrar; o via no Parque Municipal de BH, admirava e admirava....Consegui uma Muda que cuido com o maior carinho, bem frente minha janela.

7:19 PM  
Blogger Unknown said...

Corrijo : PAU MULATATO
JOSE OSVALDO SOARES

7:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny

12:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

O nome do Ciep 370 é Sylvio Gnecco de Carvalho, fica na Vila Maria Helena, Saracuruna, Duque de Caxias. En 2007 ele foi classificado como a pior escola pública da Baixada Fluminense.

4:14 PM  
Blogger Unknown said...

zhengjx20160817
nike air max pas cher
jordan 6s
coach outlet clearance
true religion outlet
cheap air jordans
washington wizards jerseys
uggs pas cher
timberland shoes
louis vuitton bags
the north face jackets
coach outlet online
coach factory outlet
jordan 3 retro
michael kors bags
timberlands
ray ban sunglasses outlet
coach factory outlet online
cartier watches outlet
seattle seahawks jerseys
abercrombie and fitch outlet
cheap rolex watches
christian louboutin shoes
louis vuitton outlet
oakley sunglasses wholesale
ray ban sunglasses
seattle seahawks jerseys
burberry outlet
oakley outlet
ugg boots
michael kors outlet
ghd hair straighteners
kate spade handbags
air jordan 8
uggs sale
cheap jordans
roshe run
louis vuitton outlet
true religion jeans
tory burch outlet online
toms outlet

5:15 AM  
Blogger yanmaneee said...

jordan shoes
kyrie spongebob
goyard
nike sneakers
cheap jordans
off white
chrome hearts outlet
balenciaga triple s
converse
vapormax

12:41 PM  

Post a Comment

<< Home