Thursday, May 31, 2007

Morte aos colocadores das pedrinhas portuguesas

É assim.

A Maharani gosta muito das pedrinhas portuguesas (e dos paralelepípedos também). Os desenhos são fabulosos e criativos, havia dezenas deles nas calçadas de Copacabana, um mais absurdo que o outro, tem aqueles na frente do Real Gabinete Português de Leitura (que é dos lugares mais bacanas do Rio, um prédio neo-manuelino e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r), a lista é grande.

A Maharani sabe que elas são melhores que cimento ou asfalto, porque a Maharani mãe explicou desde que a gente era gente bem pequenina coisas sobre o fogo, a terra, a água e o ar, e também sobre as cidades e as gentes e as naturezas e como tem intervenção do homem em tudo e suas conseqüências.

As pedrinhas portuguesas são lindas, são charmosas, e são a cara do Rio.

E, sendo a cara do Rio, são esculhambadas do mesmo jeito que a cidade.

A colocação delas é muito mal feita, há desníveis grandes, o rejunte é de quinta. O resultado são buracos, pontas e muitas, muitas oportunidades para você cair, se machucar (se vocês soubessem quantas pessoas mais velhas se esborracham no chão por causa disso...) e, claro, arruinar os sapatinhos.

Porque, amigos, andar nas ruas do Centro do Rio é uma pesadelo.

Mas como o Fernando, Isabella e a Leticia escreveram, a culpa não é das pedrinhas, tadinhas. É a forma como são colocadas e a manutenção das calçadas, que não existe.

Desculpem-me pedrinhas! A Maharani foi injusta. :(

A culpa é dos colocadores das pedrinhas portuguesas.

Fatwa neles.

10 Comments:

Blogger Denise Arcoverde said...

Maharani não é injusta... ela é louca!!!!!!!! hahahahahaha... muita coragem querer acabar com aquelas pedrinhas famosésimas de Copacabana, ainda bem que o Fernando veio salvar o patrimonio hehehehehe... faz como eu, deixa o salto em casa, fia...

1:35 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Denise, você não mora no Rio. Elas não são bem cuidadas e o problema principal não se encontra no calçadão. Que elas fiquem só lá. E que os paraleleleleelelel pipedos também caiam fora. O Rio não é só praia, festa e Copacabana! ;-)) Bem, é isso também.. mas.. só quem anda todo dia, pisa em poça, enterra o pé ali, cai, xia, enfim, só a gente sabe. e quem anda de carro não sabe naaada. Meu pai tem 77 anos e tem sorte, mas imagine as mulheres.

A Maharani pegou uma metáfora pra falar de um problema sério de desordem urbana. ;-((

2:11 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Aliás, qualquer saltinho mínimo enterra ali.

2:11 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Eu acho que mesmo assim, elas não deveriam existir. Só no calçadão e nas canecas das lojas de souvenir e pronto. Meu namorado ahcou maravilhoso ficar brincando que nem um garçon em cima delas, mas pra mim já bastou. Fico até zonza. Fatwa em tudo e deixem só o calçadão. Rio pra rico é ótimo.

2:14 PM  
Blogger Fernando L Lara said...

poxa eu nao queria estragar o protesto de ninguem mas acho que voce chamou atencao para um problema maior: o descaso com os espacos publicos mesmo sobre responsabilidade particular.
Qualquer um que tem ou teve qualquer dificuldade de locomocao ou ainda que ja ou empurrou carrinho de bebe pelas nossas ruas sabe a corrida de obstaculos que nos espera. E nao adianta culpar so a prefeitura ou as obras mal-feitas da concessionarias de energia ou telefone ou gas. As calcadas de predios e casas bacanas tambem sao muitas vezes horriveis.
Adorei sua iniciativa e assino embaxo: pela humanizacao dos espacos publicos.

4:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

É isso aí Fernando. Que a estética se curve a humanização da cidade. Concordo totalmente. Como ficam os idosos, os cadeirantes e outros deficientes físicos?

5:00 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Gente, meu namorado quando viu meu pai a primeira vez ficou impressionado, porque meu pai é ágil e coisa e tal, sempre saudável, faz-tudo. Difícil arrumar um marido igual. hehe E ele ainda foi pãe. Mas o que estou querendo dizer mesmo é que ele é uma exceção. A realidade engole muita gente e no Rio eles estão preocupados em deixar bonito pra eventos ou turistas, mas esse "deixar bonito" é só na zona sul. Tudo bem que na mesma área há pedras chatonildas.. só que é "andável". Há bairros na zona sul meio esquecidos como as "entranhas de botafogo", rua Voluntários da Pátria, São Clemente. Vão andar ali pra ver.

Fernando, vero isso tudo que vc disse, mas aqui perto da minha casa há uma concessionária dessas, uma loja de pneus (esqueci, mas é + ou - isso..) e eles simplesmente usam um espaço que é público pra privilegiar estacionamento, clientes, etc e tal. Eles colocam correntes! E somos obrigados a virar atletas de Olimpíadas de tanta falta de respeito com o cidadão carioca. Temos que dar saltos imensos. E quando está chovendo? Eu só falto matar um. Graças a Deus que hoje em dia eu não saio muio de casa porque não preciso e não me interessa mais zanzar por aí. Vivi coisas boas no Rio e isso não tem a ver, mas que ele está entregue a governantes salafários, agências de turismo irresponsáveis e novela da globo.. isso está..
;-((( Caos. Claro que a culpa não somente das pedras. ;-))

8:59 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Ops, errinho meu; você falou de concessionária de energia.. ahaha que viagem a minha. Mas de qualquer forma, fica aqui meu manifesto. ;-)

9:01 PM  
Blogger Leticia. said...

Maharani,

Vc e'engracada demais! Adorei os dois posts!


Bjs,

Leticia.

11:12 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

:):):)


Bjs a todos!

4:09 PM  

Post a Comment

<< Home