Saturday, September 30, 2006

#@¨$%*¨$(&$)@

O avião cai, as famílias que estavam no aeroporto esperando os passageiros só ficam sabendo depois que o Jornal Nacional dá a notícia e a Gol tenta acalmar os familiares e os amigos com BARRINHAS DE CEREAIS?????

%$#¨$&¨$%¨#$%@$&¨$%&(%!!!!!!

Só xingando esses @%$#¨%#&¨*$&¨(%&¨##$@$!!!!

Friday, September 29, 2006

Maravilha do dia

The Green Violinist, de Marc Chagall.

Porque a Maharani comprou o CD remasterizado de Um Violinista no Telhado (Fiddler on the Roof)e tem vontade de sair cantando "To life, l'chai-im! L'chai-im, l'chai-im, to life!".

O violinista verde toca permanentemente no Guggenheim Museum.

Aviso

Muito trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um bobão.

Long life to Philip K. Dick



A Scanner Darkly é baseado em um dos contos de Philip K. Dick, então não tem como ser ruim. Tem todos os ingredientes do tabalho dele, como uma sociedade cada vez mais policiada, paranóia, lealdades dividididas, questões de identidade, o trivial básico do Dick.

O filme utiliza a técnica de animação sobre cenas filmadas chamada rotoscopia digital, que é muito bacana, dá um ar meio de desenho animado, meio de quadrinhos. Mas por outro lado desvia um pouco de atenção da trama (que já é meio confusa, mas ótima), talvez funcionasse melhor da forma tradicional. O fim perde muito.

Legal é que dá para sacar quem trabalha bem (Keanus Reeves e Robert Downey Jr.) e quem é uma bomba (Winona Ryder).

Thursday, September 28, 2006

The horror, the horror

Jonestown: Vida e Morte no Templo do Povo (Jonestown: Life and Death of Peoples Temple) é um documentário de primeira sobre a seita californiana comandada por Jim Jones, o carisma que ele exercia sobre seu fiéis, como eles acreditavam que estavam criando uma sociedade mais justa e o declínio até o "suicídio" coletivo na Guiana.

As entrevistas com sobreviventes (inclusive um dos filhos do Jim Jones) e as imagens de arquivo inéditas são reveladoras e assustadoras: a insanidade vem rápido, o medo impera e o horror chega e se apossa do que pode ser seu sem pedir licença.

Loucura? Maldade?

Certeza absoluta só que o quadro do Chico Anysio com o personagem Tim Tones, sacaneando os pastores evangélicos americanos, além de uma cafonália de dar dó, era de uma crueldade sem tamanho.

Prega

Da série sou prega, mas sou amada.

Atrasadíssima para a sessão de Sonhando com Lhasa (Dreaming Lhasa), a Maharani chega toda esbaforida ao Espaço Unibanco. Dentro do espírito melhor ver meio filme que não ver nada, ainda compra ingresso para outra atração do Festival do Rio e corre até a sala 3.

A mocinha na porta avisa que não é preciso ter pressa, está começando naquele minuto. A Maharani nem acredita em sua incrível sorte, mas acha tudo muito estranho quando em vez de paisagens do Himalaia e monges tibetanos surgem na tela mexicanos na fronteira com os Estados Unidos discutindo o preço da travessia até o outro lado.

Mudou a programação? O filme não chegou a tempo?

Nananinanão.

A Maharani deveria ter ido para o Estação Botafogo 3 e não para o Espaço Unibanco 3. E acabou assistindo Atravessando o Arizona (Crossing Arizona).

"Ai, mas que prega!", disse uma amiga muito querida da Maharani, seguida de um abraço carinhoso e brincalhão daqueles que aquecem o coração e fazem a gente se sentir feliz, feliz, feliz, com um sorriso grande, grande.

Porque a Maharani é prega, mas é amada.

Wednesday, September 27, 2006

Mucho loco

Time (Shi Gan) é uma produção entre Coréia e Japão com uma trama muito louca sobre uma mulher que, após dois anos de namoro, acredita que o parceiro vai enjoar dela. A solução? Chá de sumiço e uma plástica radical, que a deixa irreconhecível.

O detalhe é que a figura é neurótica, dá altos pitis do nada, gritos alucinantes por qualquer coisa. Nessas horas, o cinema inteiro caía na gargalhada.

A reviravolta no meio do filme é inesperada e o final impactante.

Uma boa surpresa, diferente, instigante e ainda dá para conhcer um pouquinho da vida da juventude coreana.

Tuesday, September 26, 2006

Doe vs UNOCAL



Negação Total (Total Denial) é um documentário muito, muito bom sobre 15 camponeses do interior da Birmânia (Mianmar) que processam numa corte dos Estados Unidos uma megacorporação americana por abusos de direitos humanos durante a construção do gasoduto Yadana, que levaria gás de Mianmar até a Tailândia.

As duas companhias envolvidas, TOTAL e UNOCAL, firmaram um acordo com o governo birmanês, "contratado" para garantir a segurança do projeto. Logo, o exército local aproveita a situação para estrupar, matar, torturar e eliminar a minoria rebelde Karen, que vive na região. Só que os abusos foram registrados por grupos de defesa dos direitos humanos e por Ka Hsaw Wa, ativista político que juntou evidências sobre a violência e a destruição do meio ambiente.

O documentário levou cinco anos para ficar pronto e não tem a produção nem a sofisticação de Uma Verdade Inconveniente do Al Gore, mas é muito mais impactante.

Chocante mesmo não são as imagens das pessoas torturadas, mas os acionistas da UNOCAL chegando para sua reunião anual e Paris e dizendo em alto e bom som para a câmera que não estão nem aí para um bando de camponeses pobres torturados na Birmânia, querem é saber de seus dólare$, seus milhare$ de dólare$.

O processo termina em um acordo multimilionário entre as partes.

A diretora, Milena Kaneva, estava presente à sessão que a Maharani assistiu e respondeu a várias perguntas, explicou que o documentário só foi exibido em festivais e ainda tem de estrear na Europa e nos Estados Unidos, mas já ganhou o Vaclav Havel Special Award for Human Awards 2006. E pediu mil desculpas porque ainda falta finalizar os textos finais. Uma fofa.

Ah, sim. As duas corporações seguiram em frente. Uma assinou contratou com o governo de Putin para construir um gasoduto e a outra está envolvida com a Halliburton no Iraque. Alguém surpreso?

Para saber mais.

Monday, September 25, 2006

Frédéric de La Mure e um pouquinho do mundo

Frédéric de La Mure é fotógrafo oficial do Ministério das Relações Exteriores da França e entre a cobertura dos eventos oficiais sai às ruas do países por onde passa para capturar um pouco do cotidiano desses lugares.

São imagens belíssimas e 132 delas estão em exposição na mostra Olhar Viajante, até 22 de outubro, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio.

Dá para ver alguns trabalhos de Monsieur de La Mure no site do Ministério das Relações Exteriores da França.

E conforme exigido, vamos aos créditos das fotos abaixo:

"Ministère des Affaires étrangères - Service photographique ».


Paquistão, 2002...


Mitrovica, Kosovo, 2000...


Egito, 1996...


Monsieur Frédéric de La Mure.

Sunday, September 24, 2006

Uma verdade mal contada



Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), do Al Gore, não é um documentário sobre o aquecimento global e sim uma lição de reinvenção política. Em meio a dados sobre meio ambiente, cenas de degradação da natureza e excelentes efeitos gráficos, ele aproveita para discorrer sobre sua carreira política, seu comprometimento com as causas ambientais (que vem de longa data) e ainda falar do filho que foi atropelado no começo dos anos 80 e de como a família parou de plantar tabaco depois que a única irmã dele morreu de câncer de pulmão.

Ou seja, pega algo em que acredita de verdade, a questão ambiental, para voltar a ser um player de peso no cenário político americano/mundial.

Quem acompanha debates ambientais não vai achar nada de novo, mas é tudo muito bem explicadinho, muito bem feito. Toda a discussão sobre o aquecimento global deveria passar em escolas, embora seja sempre bom lembrar que os fatos são apresentados como verdades incontestáveis no meio científico e não é bem isso.

Gore também pega muitíssimo leve com o governo americano, dá umas espetadas no Bushinho, mas não muitas, até porque sabe que o Clinton também empurrou Kioto com a barriga por quatro anos para não ter que assinar o protocolo. Pega ainda mais leve com as grandes corporações transnacionais, que têm muita, muita culpa no cartório. E discute muito pouco o american-way-of-life, um dos principais causadores do aquecimento global.

Apesar de tudo, o documentário não é ruim. É superficial, sim, mas cumpre suas propostas e é, acima de tudo, uma lição de como se faz política fora das vias tradicionais.

Ou não tão tradicionais assim.

Thursday, September 21, 2006

Maravilha do dia

Le Déjeuner de Canotiers, de Pierre-Auguste Renoir.

Esta obra também é conhecida como The Luncheon of the Boating Party.

A Maharani gosta muito, em qualquer língua.

The geeks shall rule the world

A NASA está procurando seu maior . O ganhador vai até a Flórida conhecer as instalações da agência espacial americana, mais um monte de programas para lá de legais.

Ainda dá tempo de participar.

Wednesday, September 20, 2006

Sacrilégio

O tal Repórter Vesgo dublando Asterix? Ceará como Obleix? Sabrina Sato fazendo a voz da guerreira Abba? Mendigo de Calhmebix?

#$%#$@¨%E$E*#&(W&*$#O!!!

Coitados dos dubladores profissionais.

Goscinny deve estar se revirando no túmulo.

Uderzo, se soubesse do que se trata, passaria tão mal que nem Panoramix poderia salvá-lo.

Para o lago, para o lago com os pés e as mãos atados! Para o lago com esse povo!

@#$&¨$%*¨$#&%&(¨¨@#¨!!!~

Tuesday, September 19, 2006

Contagem regressiva

E os ingressos já estão na mão.

Sem palavras

É emocionante a história de dois irmãos separados pelo Holocausto e que se reencontraram 65 anos depois. Simon Glasberg e Hilda Schlick perderam décadas, a família se espalhou, ela sempre achou que os pais tinham morrido na guerra, Simon e os outros irmãos achavam o mesmo dela e de outra irmã, quanto, quanto tempo perdido.

Dá vontade de chorar, porque o mundo é injusto, muito, muito injusto.

Mas é bom saber que ainda acontece coisa boa no mundo.

O Yad Vashem, que é um grande banco de dados sobre a Shoah, tem mais detalhes.

Monday, September 18, 2006

My island, my preciou$ island

Nenhum homem é uma ilha o escambau.

Se a Maharani ganhar a Mega Sena acumulada de R$ 21 milhões (até agora!), vai comprar uma ilhota na Croácia.

Cala a boca, Bentinho!

Cada vez que Bento XVI abre a boca dá até medo. Da burrice dele, que é tido como homem inteligentíssimo, mas, preconceituoso que só e muito mal assessorado tinha que atiçar a ira dos islamitas.

O pedido de desculpas fajuto não colou, os muçulmanos em todo o mundo se pegam o papa cruxificam ele na hora e a situação só tende a piorar. Mais na BBC.

A caricatura é de Baptistão, craque do traço que trabalha no Estado de S. Paulo e fez essa arte de Bentinho para a Veja.

Trabalho tão bom que foi premiado com o 1º lugar da categoria caricaturas do World Press Cartoon 2006. No site dá para ver outros cartoons excelentes.

Maravilha do dia

O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Tem modelo melhor para as proporções do corpo humano?

Friday, September 15, 2006

A humanidade é burra: bye bye Ártico

A humanidade é burra, estúpida, idiota. Vamos todos morrer de sede, torrando sob um calor de 50 graus, por que não sabemos preservar nossos recursos naturais, nem parar com a destruição.

O Ártico perdeu ano passado 14% de todo seu gelo perene, o equivalente ao tamanho da Turquia, culpa do efeito estufa, causado pela humanidade burra, estúpida, idiota.

Que ódio.

Mais na NASA, na Folha de S. Paulo e no Yahoo.

Thursday, September 14, 2006

Maravilha do dia

Personnage et Oiseaux, de Joan Miró.

A Fundació Joan Miró é um bom começo para saber mais sobre Miró e a Artcyclopedia catalogou os museus que têm em seus acervos obras do artista.

A Maharani acha este quadro alegre, alegre.

Oriente Médio: déja vu

A International Atomic Energy Agency (IAEA) contestou o relatório americano sobre o programa nuclear do Irã, que é chamado de desonesto e enganoso e uma distorção dos fatos. Toda a história, bem como o relatório americano e a resposta da IAEA estão na BBC.

Bushinho não aprende mesmo.

Wednesday, September 13, 2006

Maravilha do dia

Litografia, sem título, de 1947, de Leonard Tsuguharu Foujita.

A Maharani cresceu com olhando para uma reprodução desta obra de arte.

Algumas das obras de Foujita estão no Bridgestone Museum of Art, em Tóquio, Japão.

Comunista não come criancinha...

... mas maltrata velhinho. O Partido Comunista da Índia, que segue a linha marxista, negou o pedido de aposentadoria de um seus militantes, Jyoti Basu, de 93 anos. Não só os camaradas disseram nyet, como avisaram que só vão discutir o assunto novamente no próximo congresso do partido, em 2008.

E se ele decidir simplesmente parar, mandam o coitado para um gulag?

Stálin deve estar orgulhoso.

Mais na BBC.

Tuesday, September 12, 2006

Beatles em selo

Os correios britânicos vão lançar uma série de selos especiais reproduzindo as capas de seis álbuns dos Beatles.

Help, Let it Be, Sgt. Peper's, Revolver, Abbey Road e With The Beatles.

Mais na BBC.

Pô, deixaram o Álbum Branco de fora? :)

Maravilha do dia

Girl with a Pearl Earring, the Johannes Vermeer.

A Maharani acha esse quadro de uma delicadeza imensa.

É parte do acervo do Royal Painting Cabinet Mauritshuis, em Haia, Holanda.

Monday, September 11, 2006

Piada de Bushinho

George Bush vai a uma escola de ensino básico para falar sobre a guerra. Após o seu discurso, diz às crianças que lhe podem perguntar qualquer coisa.

Um menino levanta a mão. Bush pergunta seu nome:

- Meu nome é Bob.
- E qual é a tua pergunta, Bob?
- Tenho 3 perguntas. Primeira: Por que os EUA invadiram o Iraque sem o apoio da ONU? Segunda: Por que o senhor é presidente se Al Gore teve mais votos que o senhor? Terceira: O que aconteceu com Bin Laden?

Quando Bush se preparava para responder a pergunta, o sinal do recreio tocou.
Bush disse às crianças que continuariam depois do recreio. Quando acaba o recreio, Bush pergunta:

- Onde estávamos? Ah, sim! Estávamos nas perguntas. Alguém quer perguntar-me alguma coisa?

Outro menino levanta a mão. George pergunta-lhe como se chama.

- Steve
- E qual é a tua pergunta, Steve?
- Tenho 5 perguntas: Primeira: Por que os EUA invadiram o Iraque sem o apoio da ONU? Segunda: Por que o senhor é presidente se Al Gore teve mais votos que o senhor? Terceira: O que aconteceu com Bin Laden? Quarta: porque o sinal do recreio tocou 20 minutos antes? E quinta: Onde está o BOB?

Tangerina, tangerina

Cientistas japones descobriram que a tangerina pode reduzir os riscos de câncer de fígado, doenças cardíacas e diabetes. Mais na BBC.

Maravilha do dia

The Kiss, de Gustav Klimt.

A Maharani ama essa obra de arte, que é uma homenagem a uma querida amiga que casou no sábado. Mazel Tov!

No site Expo-Klimt estão todos os trabalhos de Klimt.

Friday, September 08, 2006

Go, Homer, go!

O primeiro bloco do episódio dos Simpsons que dá a partida para a 18ª (!) temporada do programa nos Estados Unidos, no domingo, pode ser visto no site da Fox.

Maravilha do dia

Ia Orana Maria (Hail Mary), de Paul Gauguin.

A Maharani tem uma reprodução no quarto dela.

Na Artcyplopedia tem uma lista de museus com obras de Gauguin.

O papa é fashion

Bento XVI não tem o mesmo carisma de seu antecessor, mas também gosta de lançar moda.

Ou recuperar tendências antigas.

Primeiro foi o camauro, agora é o saturno.

Bento XVI pode não ser pop, mas é fashion.

Wednesday, September 06, 2006

Maravilha do dia

Starry Night, de Vincent Van Gogh.

A Maharani já montou esta obra-prima em quebra-cabeça.

O Van Gogh Museum é um bom começo para saber mais, assim como The Vincent Van Gogh Gallery.


Brincando de casinha

A Máxima Interiores é uma revista de decoração portuguesa bem bonitinha. Não é a Architectural Digest e nem tem a mesma proposta, mas dá para navegar por praticamente todo o conteúdo da edição em banca e das anteriores.

E de graça.

Tuesday, September 05, 2006

Do you science?

Uma penca de blogs científicos muito legais estão reunidos no Science Blogs.

Ilha deserta? Melhor Ilha dos Museus

Para quê ilha deserta se você pode parar na Museumsinsel, ou Museum Island, em Berlim. São cinco grandes museus localizados sobre uma ilha do Rio Spree, Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco e parte da Fundação Cultural Prussina (SPK). Um mega plano de renovação dos prédios e modernização do local, tratando os cinco museus (Altes Museum, Neus Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e Pergamonmuseum) como uma única unidade e respeitando a autonomia (inclusive arquitetônica) de cada um, está em andamento.

São zilhões de exposições nos State Museums at Berlim.

Aliás, é do Pergamonmuseum que saíram as peças da exposição "Deuses Gregos: Coleção do Museu Pergamon de Berlim", que está na Faap, em São Paulo, e que a Maharani pretende ver.

Claro que o Pergamon Altar, que dá nome ao museu, não veio. É um altar/templo magnífico construído em 180-160 A. C. e dedicado a Zeus, originário da cidade de Pergamon, atual Bergama, na Turquia, de onde foi escavado e saiu direto para a Alemanha.

Espetacular.

Monday, September 04, 2006

Xô, censura!

Podem falar o que quiser, mas é censura sim. Toda saga do Xô, Sarney! no Global Voices e no Pensar Enlouquece.

Friday, September 01, 2006

Praise the Lord!

O Jesus of the Week é sensacional. A cada semana, uma nova imagem de Jesus acompanhada de descrições hilárias. A coisa toda é tão cafona, tem tanto mau gosto, que é de chorar de rir.

Entre os "melhores" com certeza estão óculos-Jesus, celular-Jesus, Fender Stratocaster-Jesus e a cadeira-do-papai-Jesus.

Mas o top fica com aquário-Jesus.


Só falta o Guaraná Jesus.

A mulher mais poderosa do mundo é....

... Angela Merkel, chanceler alemã. Condoleezza Rice, caiu para a segunda posição, segundo lista publicada pela Forbes. Michelle Bachelet, presidente do Chile, é a única latino-americana no ranking.


Tadinha da Condi. Tadinha nada!

Cai o nível da cafonália no mundo

Devia ter vergonha de publicar algo que saiu no The Sun, mas democracia e não-discriminação começam em casa.

Casar rapinho, de madrugada, em Las Vegas, never more.