Monday, April 02, 2007

Tasma

Foi pela Cris que eu conheci (um pouquinho) Jessie Couvreur, nascida na Inglaterra, mas criada na Tasmânia e na Austrália. Tasma escreveu sobre a colonização australiana e tive a chance de ler seu conto Monsieur Caloche, aqui.

Trata-se da relação entre o cruel Bogg e o sensível Caloche, o primeiro imigrante inglês já bem estabelecido e rico, o segundo um francês recém-chegado à terra dos cangurus. Mais não conto para não estragar o prazer de quem quiser ler.

Gostei bastante, é o máximo quando você pega uma história e consegue ligar os pontos e fazer referências a outras coisas que já leu. :)

Pena que opressão é sempre opressão. :(

No mesmo link é posível ler outros contos da autora.

Ah, sim. Esta é a Tasma.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Dona do bloguinho,

Obrigada pelo link!
Nóooooosa que show que a Tasma era!! Que foto linda. Você também gosta de ver a carinha dos escritores que você lê?? Eu sou curiosíssima.

Estou correndo. Depois volto e dou uma olhada no link sobre ela.

Ah, escrevi um post lá no blog, dê um pulinho lá qdo tiver tempo.

beijocas,

Cris

6:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Menina, como é difícil me referir a vc como Maharani, sei lá, num sai...

Vc viu "Rabbit proof fence"? Muuuito interessante! É passado na Austrália e por isso achei que vc ía gostar.

beijos

12:14 AM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Cris e Isabella,

me chamem pelo nome!! :)

Sim, Cris, eu morro de curiosidade de saber como era a cara deles. Sabe o que me irrita? Comprar livro de autor novo que não tem a foto do dito cujo na orelha.

Eu achei duas imagens da Tasma, um retrato bemm sisudo e essa foto poderoooosa. Fiquei com a foto, claro!

Isabella,

me chama pelo nome mesmo! Não precisa chamar de Maharani, não!

Já anotei o nome do filme, vou ver se consigo alugar por aqui. Obrigada pela dica!

Bjs bjs bjs

11:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Raquel (e Isabella)
Eu assisti o Rabbit Proof Fence. É um filme comovente, baseado em fatos reais. Li algumas críticas que a autora abusou das liberdades poéticas, mas não tem nada de anormal nesse aspecto. Só achei a parte do "fence" um tanto quanto irreal... eu gostaria de conhecer mais a história para saber melhor. De qualquer forma, para quem é interessado na cultura australiana, é um must-see. Raquel, vc tem que assistir "Lantana", é um filme australiano excepcional. Será que vc não encontra por aí?? Eu comprei fora do Brasil. E também um outro, o "Japanese Story". Dois filmes fenomenais. A Austrália produz algumas coisas de uma qualidade incrível. Se souber de algum, me fale.
E se vc não encontrar os dois filmes q eu falei e se realmente tiver curiosidade em assisti-los, eu faço uma cópia dos meus p/ vc e te envio. Só que será depois da loucura, tá? :-)

Beijocas,
Cris

8:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

RAQUEL! e Cris, fui comnetar com uma australiana que mora aqui (nos EUA) e é republicana e ela disse que não existe isso de "extermínio" na Austrália. A mulher ficou furiosa e eu com a cara no chão porqueê estávamos na casa de amigos em comum e não tinha necessidade de criar nenhuma polêmica, sabem?? Enfim...

Cris, vou colocar suas recomendações na minha imeeeensa lista do Netflix.

bjs, meninas

9:19 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Cris,

obrigada pelas dicas, ai quantos filmes bons para eu ver! Vou procurar, tem umas locadoras de "arte" perto de casa, vou dar uma olhada.

Isabella,

que saia justa, hein? Tenho uma lista imeeeeensa de filmes também, mais a de livros, de coisas para estudar, ai, ai, ai.

Cadê tempo? :)

Bjs bjs

8:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Isabella (e Raquel),

Isabella, mil desculpas de antemão por não poder (por motivos históricos, morais e ideológicos) concordar com a tua amiga, que, obviamente, tem uma visão bem romantizada da colonização britânica. O extermínio dos aborígenes que aconteceu lá, quanto aconteceu c/ os nosso índios aqui. Uma coisa bem peculiar com alguns australianos é essa ligação absurda que eles ainda possuem com a coroa britânica. Na realidade, o que a tua amiga está nos mostrando, é que a história imperialista (a dominante) ainda permanece em alguns meios. É a mesma coisa quando a gente romantiza sobre o Brasil ou outros países por conhecer somente o que os outros querem que conheçamos. Sugiro que você pesquise sobre a história do Rabbit Proof Fence e sobre a história da colonização australiana, que foi brutal. O enredo do filme é romantizado, mas, infelizmente, aconteceu. Os ingleses nunca foram 'bonzinhos'. É só ver o que aconteceu na história.

Sabe, ela é que deveria ter ficado com a cara no chão por desconhecer coisas tão importantes do próprio país e ficar propagando mentiras!

Beijos Isabella (e para você, Raquel!)
Cris

Cris

11:38 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Bjs para tooooodas!

3:57 PM  

Post a Comment

<< Home