Thursday, June 21, 2007

Pan 2007 - Soy contra

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: a Maharani é contra o Pan 2007 no Rio.

Não contra a competição, os atletas ou o esporte, em geral, mas contra a realização dos Jogos Pan-americanos 2007 no Rio de Janeiro.

A cidade não tem infra-estrutura para suportar um evento deste porte. Se nosso alcaide tivesse tido a vergonha na cara de cumprir cronograma, pagar as empresas terceirizadas e não "reajustar" o orçamento 500 vezes... Mas aí é querer demais, não?

Só mesmo comitê internacional, ajudado pelas pulhas da organização do esporte no Brasil, acreditou que em quatro anos o Rio magicamente ganharia mais transporte, mais segurança, mais investimentos que ficariam como legado para a população após os jogos.

Não tem barca da Barra o Centro, não tem lagoa despoluída, e a expansão do metrô de Copacabana era coisa de muito antes daquele que se acha caesar apresentar uma bandeira com logo plagiando obra do Miró em San Domingos, há quatro anos.

As obras não estão prontas; na Vila do Pan as casas estavam afundando e as ruas tinham rachaduras imensas; o IPHAN embarcou a construção de arquibancada no Aterro, porque a área é protegida; o Júlio Delamare ainda está recebendo retoques; o Maracanã não ganhou banheiros e acessos melhores (já assistiu jogo nas cadeiras azuis? não? então você não sabe o que é sair de lá) e o Engenhão... bem o Engenhão é o Engenhão. Um belo estádio que depois será licitado e ficará sob o controle de um clube.

Viram a palavrinha? Licitação, ho ho ho.

Ah, tem o dinheiro dos turitas, dos atletas! Claro, porque eles vão sair rodando pela noite carioca animadíssimos com a segurança oferecida aos visitantes. Ui!

Benefícios duradouros para os moradores e a cidade, a exemplo do que acontece em qualquer lugar descente, necas.

E vamos todos torcer para que não ocorra mais uma mortandade de peixes na Lagoa e que nenhum atleta seja esfaqueado por ladrões em Copacbana, porque do jeito que as coisas estão já vai ser vergonha suficiente.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Raquel, veja o lado bom do Pan: graças a ele, Serbão desceu do Além e está deixando o Rio mais belo!!!! hohohohhoho!!!
hey, estou incluso no chops da turma ou não??? ;)

4:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

falando sério, eu sou a favor do evento. porque há todos os problemas que vc citou, e eu concordo com o que vc diz. mas um evento desta grandeza traz dinheiro, empregos - eu fui visitar ontem as sedes, ainda estão em obras, e graças a eles tem gente colocando comida na mesa pros filhos. o esporte é bom, porque um atleta em campo significa uma criança a menos na rua. e é melhor gastar em estádios, em infra estrutura, que em pensão alimentícia pra filha bastarda de senador...
claro que não sou Pollyanna, e sei que há muita coisa mal explicada aí, em relação ao estouro nos prazos e no orçamento. mas o saldo vai ser bom pra cidade, Raquel.

4:14 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Somos duuuuuuas! ;-) Mas quando a gente fala, o povo cai em cima, né?

6:13 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Serbon, eu não tenho turma infelizmente e vc parece já estar enturmado, virando carioca. Aliás, esse é um dos lados bons da "minha" cidade.

6:14 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Entendo quem fica empolgado por estar na cidade. Eu quero mais é sair dela, mas isso é porque sempre estou querendo sair de todo lugar que estou por muito tempo.
;-)) E sem falar na questão da dengue. Por isso também é durante o "inverno". Inverno de 25 graus e tô até queimadinha porque dei minha andada habitual. Tô até a fim de começar a dar comidinha aos micos. hehe

Bises, gente!

6:17 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Serbão Guanabara,

fiz um post só com a sua resposta, sou democrática, viu?

Gi,

vai tomar um chope com o Serbão Carioquinha e sai dessa de não tenho turma.

Não odeio o Rio, gosto para caramba. Só me irrito muuuito com determinadas coisas.

Bjs

11:22 AM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Olha, vou confessar: eu odeio o Rio de vez em quando e gosto (sem amar) outras vezes. Em novembro, depois de 3 meses fora dessa cidade, me deu de novo uma agonia horrível ao retornar. Me senti frustrada e infeliz, porque meu desejo nunca foi viver aqui, mas Netuno me engoliu e eu não sei como sair disso. ;-00 Daí "escuto" (pela web, je veux dire) há dois dias atrás: "ah, as pessoas que moraram fora mesmo que pouco tempo têm dificuldade de adaptação". Putz, eu tenho desde que nasci! ahaha Só que disfarcei, disfarcei, disfarcei... por pura necessidade. E olha que não sou estivadora da Praça Mauá, mas minha Vênus geminiana de casa 9 precisa borboletear. ;-)) (desculpe o excesso de comments astrológicos..)

Sobre turmas: só tive turma na adolescência, época meio chata na minha vida; depois eu tive amigos em todas as turmas do planeta mas dificilmente entrei numa só. ;-)) Coisas de uma garota-mutável-volúvel como eu.

Bises

2:26 PM  

Post a Comment

<< Home