Tuesday, July 31, 2007

Ciao, Antonioni!

Michelangelo Antonioni morreu. :(

Acho bom não morrer mais ninguém. :/


Monday, July 30, 2007

Hej da, Bergman!

Sunday, July 29, 2007

A dureza de voltar à forma

Querer voltar à forma é andar dez quilômetros, ouvindo as aulas no mp3, debaixo de uma chuva de cão, com o tênis especial da pisada não sei das quantas do não sei do quê te arrebentando o pé.

O que a gente não faz para entrar na calça jeans encostada no armário...

Fujam cubanitos, fujam!!

Eu acho que os locutores oficiais lá no Maracanã deveriam gritar para os cubanos que ainda ficaram no Brasil: "FUJAM CUBANITOS, FUJAM!!!!".

Pan musical - medalha de lata

Maneirinho esse povo do forró de metais. Meio repetitivo, mas legal.

MEDO. MUITO MEDO dessa Telefunka.

Que botinho os mariacchis e as moças vestidas com roupas típicas mexicanas. Muito melhor que as passistas de fio dental que o Cesar Maia levou para San Domingo.

O que é o vestido da Caymmi neta?

Quanta música chata. Chaaaaata.

Ô DJ mala, com música nada a ver.

Tinha que ter a baixaria do funk comandada pela mala da Fernanda Abreu. E dentro do espírito do funk tinha que ter as baixarias do tipo "me chama de cachorra".

Quanta, chatice, meu Deus. Agora é a mala do Lenine.

O batuue, estava faltando o batuque.

E ainda vem a Beija Flor.

Ai, meu Deus, ninguém merece.

Com tanta obra superfatura, com tanto orçamento feito e refeito e perdido sabe lá onde, podiam ter contratado uma banda decente.

O Maracanã vai dormir.

Falando em bandeiras... fica quieto Cesar Maia!

Que coisa feia tirar carona na entrega das bandeiras!!!

Marqueteiro até o fim.

Impressionante.

Esses Dragões da Independência...

Afinal de contas,a função dos Dragões da Independência não é marchar, hastear bandeira e dobrar bandeira? Então como é que eles entregam as bandeiras daqueles jeito, parecendo dois lençóis amarfanhados???

Tem gente que vai tomar bronca amanhã.

Principalmente o dragãozinho que não marchou, mas andou.

Isso é que é democracia - vaias do Pan

Vaiaram a menção ao presidente (o Raña foi bomzinho e não disse o nome do Lula).

Vaiaram o nome do Sérgio Cabral Filho.

Vaiaram o nome do Cesar Maia.

Olha que coisa mais democrática!

Vamos ver quem vai falar que é armação... ;)

Rapidinho, rapidinho

Agüentem aí que a Maharani volta rapidinho, rapidinho.

Wednesday, July 25, 2007

Enquanto isso, na Batcaverna carioca...

...a Infraero gastou R$ 334 milhões nas reformas no Santos Dumont e a idéia é receber 8 milhões de passageiros por ano, contra os 3,6 milhões transportados em 2006.

Pergunta se a pista que vai receber mais que o dobro de passageiros vai ser ampliada, pergunta, pergunta.

Pergunta se tem para onde crescer a pista, pergunta, pergunta, pergunta.

Isso, isso, isso

Porque proibir a venda de passagens a partir de Congonhas vai realmente resolver o problema da aviação nacional.

Tuesday, July 24, 2007

Momento Sméagol

É aquela cena do Senhor dos Anéis - As Duas Torres quando o Sméagol discute com o Gollum (bate-boca interno, sabe como é) e, em um momento de fúria, grita:

- Leave now and never come back! LEAVE NOW AND NEVER COME BACK!

E aí a pessoa abre os olhos, respira fundo e descobre que a conexão de internet da empresa-puro-poder está, como sempre, um lixo.

Maravilha do dia

Les Demoiselles Cahen d'Anvers (As Meninas Cahen d'Anvers), de
Pierre-Auguste Renoir.

A Maharani tem dois marcadores de livros com as menninhas Cahen d'Anvers; um é a garotinha de rosa, o outro, a de azul.

Fofoletes total. :)


Wednesday, July 18, 2007

Seis comentários sobre o desastre da TAM

Cala a boca, Serra. Muito feio, muito feio pegar carona na tragédia dos outros. Se você declarou que a responsabilidade sobre Congonhas é do governo federal, da Infraero, então não tem que abrir a boca e ficar especulando em cima das causas do desastre. Mas, é claro, você acha que domina qualquer assunto melhor e mais profundamente que qualquer especialista da área, como seus colegas da CPI do Apagão, José Alencar e outros que foram vistoriar a pista de Congonhas hoje e, com certeza, têm vasto conhecimento teórico e empírico sobre o tema.

Queria saber quem é que cuida da gestão de crise ou qualquer que seja o nome dentro da TAM. Porque fechar guichês em dois aeroportos após um avião da empresa bater e explodir em um prédio também próprio e demorar horas para liberar uma lista oficial de mortos para os parentes, que ficam sabendo antes pelo rádio, é tiro no pé, é antipático, é errado, é covardia. Já ouviram falar em comunicação de crise? Não? No negócio de vocês é fundamental.

Perfeitamente compreensível a dificuldade de uma cobertura jornalística deste tamanho, a necessidade de novidades para preencher as atualizações dos portais, mas não dá para dar errata avisando que "a vítima identificada como fulano de tal, funcionário de não sei onde, na verdade não é fulano de tal, trata-se deum homônimo". Não uma, mas três vezes, uma delas figura conhecida no meio. Também não dá para entender porque não citar que o posto que pegou fogo era da Shell, será que acham que é propaganda gratuita? E Bonner, filho, você não dá para esse modelo crise ao vivo. Sua cara eu-vou-continuar-momento-morte-doutor-Roberto não cola.

As cenas dos parentes e familiares das vítimas recebendo a confirmação oficial das mortes é de partir qualquer coração. São de uma intrusão, de uma violação do ser humano no momento em que ele está sendo dilacerado em mil pedaços que me deu vergonha por estar sendo cúmplice desta invasão. Eu sei, eu sei, é jornalismo, a informação e o furo, mas é quase um voyerismo negro.

É muita falta do que fazer o povo que foi acompanhar os trabalhos de resgate dos corpos. Não é parente, não é amigo muito chegado e não está ali a trabalho, então tem algo de muito errado com essas pessoas.

Este negócio de criar comunidade no Orkut sobre o acidente e deixar mensagem no perfil de uma vítima que você nem conhecia me parece estranho. Ver sacanagem na web deve ser mais saudável.

Go to hell, Marta!

Marta Suplicy não tem nada a dizer sobre a tragédia da TAM

Tão ou mais ofensivo do que mandar o povo "relaxar e gozar".

Vaca.

Que seja exonerada e passe o restos de seus dias se mumificando de tanto Botox ao lado do marido franco-argentino que, na época da campanha para a Prefeitura de São Paulo, aproveitava e pedia uma escova de graça os cabeleireiros que iam maquiar e pentear a digníssima para as gravações do programa eleitoral gratuito.

Como, vocês não sabiam deste babadinho com muito laquê?

Agora sabem.

Isto é Congonhas

Julgem por vocês mesmos.

Tuesday, July 17, 2007

Relaxa e goza o escambau, somos todos culpados - Post desabafo

Olha, eu só não encho esse post de palavrões porque não ia ter espaço suficiente para desbafar a raiva e a repulsa e a tristeza desse país ser esculhambado até a última célula, cheio de político safado e corrupto, de presidente incompetente e fraco, de militares sem o menor pulso, de controladores de vôo despreparados, de autoridades omissas e culpadas por entregar uma pista de pouso no aeroporto mais movimentado do Brasil sem grooving, de uma sociedade completamente submissa e apática, em todas as suas camadas, da mais miserável até a mais rica.

Um país de gente assassina, inclusive eu e vocês, porque somos todos culpados pelas mortes em Congonhas agora à noite, e também por aquelas que acontecem todos os dias, por diferentes razões e nas quais a gente também é cúmplice.

Porque a gente não faz NADA. Absolutamente NADA para mudar este país.

A gente vê uma idiota feito a Marta Suplicy falar relaxa e goza e ninguém pede a cabeça dessa besta quadrada, que em país sério as pessoas teriam se manifestado para tirar do cargo uma pessoa totalmente despreparada para a função e que so voa de jatinho particular.

A gente convive com um governo corrupto, que se faz de vítima perseguida pela elite má e cruel e acha que vaia em abertura de Pan Americano é armação da oposição, e todo mundo aceita a desqualificação do booo coletivo, candidamente.

A gente assiste há quase um ano uma situação de apagão aéreo e continua voando, enfrentando fila, dormindo em saguão, partindo e chegando atrasado, sendo tratado feito gado, e ninguém organiza manifestação, faz passeata.

A gente lê e vê na TV que a porcaria da pista foi entregue sem o grooving (que são as ranhuras no chão para evitar derrapagem através do atrito) e ninguém faz boicote, deixa de embarcar e exige segurança da Infraero, do governo, das companhias aéreas, que também não se preocupam em garantir o melhor para elas e seus clientes.

Então, são 200 mortos (e a conta vai subir) e na hora das conversas amanhã e depois e depois no trabalho, no elevador, nas mesas de bares, onde for, quando começar a discussão senso comum sobre lista de culpados, não esqueçam de dizer que a culpa é sua e minha e nossa, de todo mundo um pouco e muito, porque somos vítimas de nós mesmos.

Mas a gente vai estar vivo amanhã para continuar sem fazer nada e aqueles que estavam no vôo e no prédio da TAM hoje e todos os outros dos dias e anos anteriores não estarão.

Medo, muito medo

É assim.

O prédio todo tem janelas amplas, imensas, do tipo somos-uma-empresa-puro-poder, que praticamente contornam o prédio inteiro, de fora a fora.

Cada andar tem, em todas as faces, duas ou três portas de vidro enormes, do chão ao teto, que dão acesso a uma marquise, no mesmo nível do piso, para o povo fazer serviços externos na fachada.

Abriram a porta bem aqui em frente, tem três carinhas na marquise, em cima de uma escada de pedreiro.

A tal marquise? Deve ter uns 90cm de largura.

Ah, sim.

Estamos falando do 13º andar.

O que, contando com as garagens, chega ao 16º.

É, eles têm aqueles ganchinhos na cintura com cordas poderosas tipo alpinistas prendendo-os ao teto, que vem a ser a marquise do andar de cima.

Ainda assim... medo! Muito medo!!

Update: acabou de passar um helicóptero por aqui e deu para ouvir as hélices.

80 80 80 80

Thursday, July 12, 2007

Maravilha do dia

Sortilèges, de George Barbier.

Porque a Maharani gosta de art deco.

Para ver mais do trabalho do Barbier é só ir na Artphile.

Mais injustiça!

Como é que pode essa pirralha insossa, péssima atriz e com o apelo de uma porta da Patrícia Werneck ganhar R$ 5 mil para participar de eventos?

Ô mundinho injusto, injusto, injusto.

Tuesday, July 10, 2007

Maravilha do dia

The Great Wave of Kanagawa, de Katsushika Hokusai.

Katsushika Hokusai (1760-1849) foi outro dos grandes mestre do ukiyo-e, assim como o Hiroshige, que já teve sua Maravilha do Dia publicada aqui no bloguinho.

Estão vendo os barquinhos nesse trabalho de 1831? Estão vendo uma pessoinha engolindo água e lutando contra as ondas querendo chegar ao Monte Fuji lá no fundo?

É a Maharani... :/

Injustiça!!!!

Neva em Buenos Aires e aqui faz 30º graus Celsius!!!

Porcaria de mundo mais injusto!!!

Sunday, July 08, 2007

Estudo a cor

Thursday, July 05, 2007

Para quem gosta de música

Vários vídeos de apresentações históricas no Festival de Montreaux, via Uol. Não precisa ser assinante.

Tem Countie Bassie, Dizzie Gillespie, Ella Fitzgerald, Lou Reed, Nina Simone, Run MDC, Youssou N'Dour e muitos outros.

Wednesday, July 04, 2007

O imperador canalha, sua amante descarada e a falta de aprofundamento histórico

D. Pedro I - Um herói sem nenhum caráter, de Isabel Lustosa, da Coleção Perfis Brasileiros da Companhia das Letras, é ok, mas não chega perto da biografia do Getúlio Vargas escrita pelo Bóris Fausto. Entre outras razões, porque é muito superficial nas questões históricas e, como outras obras do gênero, dá para ver o fascínio que o biografado exerce sobre o biógrafo.

Não dá para entender a falta de aprofundamento nas questões econômicas da época, as quais estão diretamente relacionadas com a prática política. Essa até recebe bem mais atenção, mas não chega nem aos pés do espaço dedicado à vida pessoal do imperador.

Certo, certo, você tem que destrinchar o homem para entender o personagem, mas faltou equilíbrio.

Ah, já sei. Vocês querem saber da Marquesa dos Santos? Maior vagaba da História do Brasil. Personagem detestável.

D. Pedro I, exatamente como a gente aprendeu na escola, canalha de marca maior.

E D. Leopoldina, tadinha, teve de engulir a amante do marido andando para cima e para baixo na corte e ainda apanhou dele grávida!

No fim das contas, uma biografia razoável de uma figura histórica sobre quem se tem pouco material recente publicado para o grande público.

Piadinha boba

Qual a semelhança entre Bill Clinton, Renan Calheiros e Cebolinha?

Todos sofreram na mão da Mônica....

Horrível, horrível, mas tinha que compartilhar com alguém. :P

Tuesday, July 03, 2007

Anima, anima

Porque é época de Anima Mundi.

Monday, July 02, 2007

Foto Rio 2007: Instantâneos de Felicidade

Mais uma exposição do Foto Rio, que é um dos eventos favoritos da Maharani. Essa foi Instantâneos de Felicidade, 50 imagens pertecentes à Maison Européenne de la Photographie, em Paris, de 28 bambas da fotografia.

Algumas fotos eram bem manjadas, mas tinha muita coisa bacana. A idéia de reunir imagens com o conceito de felicidade, que é diferente para cada um, é interessante e, de quebra, a exposição em si é bem montada, com bastante material de apoio. Pena que o livro dessa mostra é carinho, carinho...

Três fotos, de três mestres de quem a Maharani gosta muito mesmo. Cliquem para ampliar:

Ifanhin, dança de Xangô, Benim, 1948-1951, de Pierre Verger.



White Whales, Coney Island, 1995, de François Le Diascorn.



Le Peintre de la Tour Eiffel, Paris, 1953, de Marc Riboud.

Sunday, July 01, 2007

Frases que você não precisa ouvir 1

Dentro do metrô: "Ah, eu estou lendo o *incomparável* Anjos e Demônios do Dan Brown".

Certeza absoluta que a pessoa usou incomparável como adjetivo de caráter positivo.

Tua estrela solitária te conduz!

Glorioso, mas a Maharani se recusa a cantar "Aha, uhu, o Engenhão é nosso" que esse negócio de aha uhu é língua da barbárie.